SESCOOP-PB

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) é integrante do Sistema Cooperativista Nacional. Foi criado pela Medida Provisória nº 1.715, de 3 de setembro de 1998, e suas reedições, regulamentado pelo Decreto nº 3.017, de 6 de abril de 1999.

Sua missão é promover o cooperativismo, a capacitação, a formação profissional, a autogestão e desenvolvimento social nas cooperativas, sendo o agente formador e propulsor do desenvolvimento do cooperativismo. Na Paraíba, o Sescoop possui sede integrada à OCB/PB, e realiza suas ações em três áreas de atuação: Gestão e Monitoramento de Cooperativas, Capacitação Profissional e Promoção Social.

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Regimento Interno do SESCOOP 

Regimento Conselho Fiscal 

VIDEO 20 ANOS SESCOOP 

Sescoop/PB

Conselho de Administração

Presidente do Conselho de Administração do Sescoop/PB

  • André Pacelli Bezerra Viana

Representantes do Conselho Nacional do Sescoop

  • Titular: João Bezerra Júnior
  • Suplente: Susan Miyashita Vilela

Representantes de Cooperativas

  • Titular:   Wilson Ribeiro de Moraes Filho
  • Suplente:   Fábio de Oliveira Lucena
     
  • Titular:  Gilberto Gomes Sarmento
  • Suplente:  Adelina Stela Vasconcelos Batista Souto

Representantes dos Trabalhadores Empregados de Cooperativas 

  • Titular:  Thales de Sousa Cavalcanti
  • Suplente:  Marcos Barbosa de Souza

Conselho Fiscal

Titulares

  • Vinícius José Gomes Formiga Barros
  • João Ronaldo Claudino Braga
  • Semíramis Carvalho de Andrade Pereira

Suplentes

  • Glaucia Nunes Costa
  • Antônio Teixeira Neto
  • Flaviano Barbosa da Matta

Nosso Trabalho

Formação Profissional

Executa ações voltadas à formação, qualificação e capacitação dos associados, dos dirigentes e dos empregados das cooperativas. Essa área busca transmitir conhecimentos e informações que instruam, ampliem e complementem competências profissionais para o aperfeiçoamento e maior eficácia dos trabalhos realizados pelas cooperativas.

Monitoramento e Gestão

Promove a orientação e acompanhamento de grupos em processos de constituição e registro de novas cooperativas, verificando a viabilidade do negócio e respeitando os princípios e a Lei do Cooperativismo. O acompanhamento da gestão ocorre por meio da análise de dados da estrutura organizacional da empresa cooperativa, da legalidade estatutária, fiscal, tributária, trabalhista e previdenciária, do cenário comparativo frente ao mercado concorrente, e do levantamento de necessidades de treinamento.

Promoção Social

Desenvolve processos educativos e participativos que buscam benefícios para a qualidade de vida e também melhorias sociais aos empregados das cooperativas, dos associados e de seus familiares, bem como da comunidade. Possui atividades em educação, saúde, cultura, integração social, geração de renda e meio ambiente, que podem ser desenvolvidas por meio de diferentes estratégias, como por exemplo, o voluntariado organizado.

VIDEO 45 ANOS SISTEMA OCB-PB

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