Desenvolvimento dos APLs na Paraíba é tema de evento

Desenvolvimento dos APLs na Paraíba é tema de evento

Hoje foi apresentado o Plano Estadual de Fortalecimento e Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais da Paraíba. As cooperativas paraibanas foram representadas no evento, realizado no Instituto Nacional do Semiárido, em Campina Grande. Entre autoridades e dirigentes de entidades do setor produtivo presentes na mesa da solenidade, estava o  presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli.

O evento também contou com a presença de dirigentes e representantes das coops Capribom, Copaf, Coopercarne, Coomase, Cooprafe, Frutiaçu, Cooperural, Catoleite e Capribov. Em seu discurso, o presidente do Sistema OCB/PB ressaltou o importante papel desempenhado pelas cooperativas, empresas e profissionais que atuam nos setores da agropecuária, de saúde, de transporte e pelo sistema financeiro durante a pandemia.  

“Nesta pandemia, nós tivemos quatro atores principais aos quais a sociedade não está fazendo o devido agradecimento. As pessoas que foram responsáveis de manter este país funcionando. As cooperativas, os produtores, o pessoal da agricultura familiar é que garantiu os alimentos que chegam à mesa do consumidor”, disse Pacelli aos produtores e cooperativistas presentes no evento.  

Ele também enfatizou o trabalho desenvolvido pelo Sescoop e pelo Senar na capacitação e qualificação do setor agropecuário, e fez um alerta sobre a participação de cooperativas formadas apenas para participar dos programas institucionais “A gente precisa que o Governo do Estado crie critérios objetivos para a participação destas cooperativas nestes programas”, reivindicou.