OCB/PB celebra 49 anos de fundação



Entidade máxima de representação do cooperativismo paraibano, o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado da Paraíba (OCB-PB) celebra, nesta terça-feira (06/07), 49 anos de história. Fundada em 6 de julho de 1972, a OCB/PB representa 102 cooperativas em atividade, que reúnem 64.706 cooperados, em 40 municípios paraibanos. Além de atuar na representação político-institucional do setor, a OCB/PB oferece serviços de apoio ao desenvolvimento sustentado das cooperativas filiadas ao sistema. 

O presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, ressalta a importância da atuação entidade para o desenvolvimento do cooperativismo paraibano. "Ao longo de quase cinco décadas, a OCB/PB se manteve firme em seu propósito de defender os interesses políticos e econômicos das nossas cooperativas. Durante muito anos, a entidade atuou também na formação e no monitoramento da gestão cooperativista, atividade que depois se tornou atribuição do Sescoop. Muitas cooperativas hoje consolidadas contaram com este apoio da OCB/PB para se desenvolverem. Por isso, temos orgulho de celebrar esta data e reafirmar o compromisso da OCB/PB para que as nossas cooperativas sigam avançando", declarou.

Um pouco de história

A então OCEPB foi fundada dois anos após a criação da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Nas duas primeiras décadas de existência, além realizar a representação política e o registro das cooperativas, a Organização também promovia a educação cooperativista, por meio de palestras, cursos e treinamentos. A sede da entidade, adquirida com recursos próprios no ano de 1983, passou a ser compartilhada com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Paraíba (Sescoop/PB), criado em 1999.

Em 2001, a OCEPB conquistou seu registro sindical, passando a chamar-se Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Paraíba. A sigla OCB/PB foi adotada em 2010, atendendo à orientação nacional de padronização do Sistema. Atualmente, a entidade é presidida pelo médico André Pacelli, o 7º dirigente da história da entidade. Também passaram pela presidência da OCB/PB os seguintes dirigentes: Carlos Pessoa Filho, Marcos Lemos Baracuhy, William Veloso, Paulo de Tarso Lucena, Rosandro Aranha Montenegro e Agostinho dos Santos.


Comentários

Comentar

7487
Fale com o Sistema OCB/PB