OCB/PB realiza sua primeira Assembleia Geral online



Realizada nesta segunda-feira (18), a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da OCB/PB representou um marco na história da entidade. Pela primeira vez, o evento aconteceu em ambiente digital, atendendo às recomendações de isolamento social devido à pandemia da covid-19. A AGO reuniu, por meio de videoconferência, 43 participantes, entre os quais dirigentes e representantes de 25 cooperativas.

Os dirigentes aprovaram, por unanimidade, a prestação de contas do exercício de 2019 e o plano de trabalho da entidade para 2020, que foram apresentados pelo presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli. Eles deliberaram ainda sobre os valores de contribuições e puderam conhecer alguns novos projetos da unidade nacional, apresentados pelo superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile.  

Para assegurar a transparência e dar a oportunidade de outras cooperativas assistirem à AGO, o evento teve transmissão ao vivo pelo YouTube. O vídeo seguirá disponível por meio deste link: https://youtu.be/2oVDbg3E3vg. Os documentos apresentados ou mencionados durante a AGO também continuam disponíveis no link https://www.paraibacooperativo.coop.br/ago-2020-ocb-pb.

Um momento de aprendizado - O presidente André Pacelli avaliou positivamente o novo formato da AGO e agradeceu a participação das lideranças cooperativistas. Pacelli fez menção ao momento atípico e grave vivenciado em função da pandemia, mas destacou que o evento foi uma oportunidade de aprendizado para o Sistema e também para as cooperativas que ainda não realizaram suas assembleias. “Foi uma experiência muito interessante. Gostei bastante. Estamos nos adequando a estas plataformas para realizar as nossas ações e melhor atender às demandas das nossas cooperativas. Ainda estamos começando o ano e temos muito a fazer”, afirmou o presidente.

 

Trabalho reconhecido – Presente na AGO, o superintendente nacional do Sistema OCB, Renato Nobile, elogiou a Assembleia, que nas palavras dele foi “a primeira totalmente virtual” do Sistema, e o trabalho realizado ao longo do ano pela unidade paraibana. “Fica aqui o reconhecimento, em nome do presidente Márcio [Lopes de Freitas], ao trabalho dedicado da unidade estadual, fazendo esta perfeita sintonia e atendimento às demandas das cooperativas de todos os ramos na Paraíba. O retrato que o dr. André trouxe de 2019 tem um conjunto enorme de atividades realizadas, muitas delas junto conosco aqui. 2019 realmente foi um excelente ano, em que tivemos avanços e conquistas”, avaliou Nobile.

Projetos nacionais – Ressaltando a responsabilidade da OCB na representação, defesa e fomento ao cooperativismo, o superintendente Renato Nobile falou sobre os novos projetos lançados pela unidade nacional durante a pandemia.  “O ano de 2020 começou num ritmo intenso até que fomos surpreendidos com esta pandemia terrível, que traz efeitos negativos para as cooperativas e para a vida de todo mundo. Nós adiantamos algumas coisas como o CapacitaCoop, uma ferramenta de ensino à distância que a gente tinha a previsão para o segundo semestre, mas nos esforçamos com a equipe e os fornecedores do software e fizemos o lançamento. Temos também o CooperaBrasil, uma ferramenta fundamental de alavancagem das questões comerciais das cooperativas. O Dia C, que também será online e foi lançado na semana passada na Paraíba”.

 

Contribuição confederativa – Nobile também frisou a importância da Contribuição Confederativa para o fortalecimento da representação sindical das cooperativas, realizada pela Confederação Nacional das Cooperativas (CNCOOP). “A nossa estrutura confederativa foi estabelecida em 2005, com reconhecimento do Ministério do Trabalho em 2010. Ela é muito recente. Tínhamos a contribuição sindical. Com o advento da reforma trabalhista, foi extinta a sua obrigatoriedade. Nós dialogando com as unidades estaduais e todos dirigentes, estabelecemos por assembleia a contribuição confederativa, que é espontânea, mas fica este chamamento para os dirigentes perceberem este valor. O fortalecimento da representação sindical é fundamental porque é a CNCOOP que tem a prerrogativa constitucional, inclusive, de fazer uma defesa junto ao Supremo Tribunal Federal e ao Superior Tribunal de Justiça”, destacou.

Dirigentes aprovam AGO – Entre os dirigentes participantes estava João Bezerra Júnior, presidente da Sicredi Evolução, que parabenizou o Sistema OCB/PB pela condução da AGO. “Para a gente, sempre é um privilegio poder participar de um momento como esse importante para o cooperativismo pelo legado histórico da OCB/SESCOOP no estado inteiro, com ações belíssimas”, declarou.

O presidente do Sicoob Coopercret, Hermes Lira Moreno, também elogiou os resultados apresentados. “A gente não pode deixar de reconhecer o trabalho da OCB/PB no ano que passou. Vendo a apresentação e dando uma olhada na documentação que foi encaminhada, foram muitas ações. E quando a gente vê uma administração desta junto com esta equipe competente, a gente não tem a menor dúvida de contribuir com o mínimo que a gente pode contribuir que é a contribuição anual. É um trabalho muito bonito e feito com amor”.

Readequar para atender demadas – Ao término da AGO, o superintendente do Sistema OCB/PB, Pedro D’Albuquerque, falou sobre o trabalho de readequação que está sendo realizado pela entidade para executar ações de capacitação, monitoramento e promoção social. “Nós já estamos em contato com as cooperativas porque estamos revendo o nosso plano de trabalho para atender às suas reais necessidades. Paralelamente, estamos buscando a contratação de plataformas digitais para poder atender às cooperativas e, em breve, vamos divulgar alguns cursos e outras ações. Fiquem atentos porque a partir de agora as ações vão ser mais virtuais mesmo”, afirmou.

 


Comentários

Comentar

7823
Fale com o Sistema OCB/PB
-->