OCB/PB vai doar 5 mil máscaras para cooperativas



O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Paraíba (OCB/PB) vai doar cerca de cinco mil máscaras descartáveis para cooperados e colaboradores de cooperativas que atuam em áreas essenciais como agropecuária, saúde e transportes. As doações foram iniciadas, hoje (22), na Grande João Pessoa, e devem contemplar cooperativas do interior nas próximas semanas.

A OCB/PB forneceu o material (500 metros de tecido TNT e 2.300 metros de elástico) e custeou o serviço de confecção das máscaras que está sendo realizado pela Cooperativa Mista Agroartesanal de Juarez Távora (Comajt). O primeiro lote, com 3.000 máscaras, começou a ser distribuído hoje. Na próxima semana, as duas mil máscaras restantes devem ficar prontas.

“Mais do que nunca, é tempo de cooperar. Nós nos sensibilizamos com a situação dos cooperados e colaboradores que seguem trabalhando neste período de isolamento e queremos contribuir com a sua segurança e proteção. Por outro lado, ao priorizar uma cooperativa artesanal para realizar a confecção, buscamos fortalecer e valorizar o cooperativismo paraibano”, comentou o presidente da OCB/PB, André Pacelli.

O dirigente reforça que a ação é também um estímulo à intercooperação, um dos sete princípios do Cooperativismo que trata da parceria e ação conjunta dentro do setor cooperativista. “É fundamental, neste momento de crise, que as cooperativas busquem adquirir produtos e serviços de outras cooperativas, fazendo parcerias que fortalecem o sistema como um todo”, acrescentou.

 

Cooperativa elogia iniciativa

A cooperativa de taxistas Transtáxi, que atua no Aeroporto Internacional Castro Pinto, em Santa Rita, foi uma das primeiras beneficiadas com a entrega das máscaras e elogiou a iniciativa da OCB/PB. “Nós, do segmento de transporte, estamos na ativa. Mesmo com os voos em número reduzido, estamos atendendo passageiros que chegam do Sul e Sudeste. Esta ação nos fortalece e nos torna mais unidos. Todos formamos um único grupo, que é o cooperativismo”, afirma o diretor administrativo da Transtáxi, Sérgio Marques.

As máscaras também foram entregues, hoje, para cooperados e colaboradores das cooperativas Extremo Turismo (transporte), Cooprafe (agricultura familiar), e na área de saúde para a Coofísio, Coopanest PB, Uniodonto JP e Unimed JP (sede). A quantidade entregue às cooperativas varia conforme o número de cooperados e colaboradores.

 

Ação gera renda para cooperativa

Para a Cooperativa Mista Agroartesanal de Juarez Távora, a encomenda da OCB/PB chegou em boa hora. “Com essa pandemia, nós ficamos numa situação muito difícil e fomos obrigados a paralisar todas as nossas atividades. E a OCB/PB conversou conosco e deu esta oportunidade de gerar uma renda em meio à dificuldade, que é muito grande”, comenta o presidente da Comajt, José Geraldo Araújo.

Formada por 35 cooperados, em sua maioria mulheres, a cooperativa normalmente produz peças em renda labirinto, bordados e uniformes. Para atender a nova demanda gerada pela pandemia, rapidamente, os cooperados aprenderam a confeccionar as máscaras. Além do modelo descartável, também estão sendo produzidas máscaras reutilizáveis, em algodão.  

Para garantir a segurança de quem vai usar o produto, os cooperados redobraram os cuidados com higiene durante a confecção, fazendo uso de máscaras e de álcool em gel. Além disso, parte dos costureiros está trabalhando em casa para evitar aglomeração e resguardar a saúde de quem faz parte de grupos de risco. Os interessados em contratar os serviços da cooperativa, podem entrar contato por telefone, através dos números: 83-98680-5940 (sr. Geraldo) ou 83-98810-9574 (sra. Lourdes).

 


Comentários

Comentar

4391
Fale com o Sistema OCB/PB
-->