OCB/PB divulga prazos e descontos das contribuições de 2020



Juntos podemos mais! Para as cooperativas terem representatividade como categoria econômica é fundamental que elas possam contar com um sistema sindical forte. Para fortalecer este trabalho de representação e melhorar os serviços oferecidos às cooperativas, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Paraíba (OCB/PB), conta com as contribuições de suas filiadas.

Confira abaixo os objetivos e prazos referentes às contribuições Cooperativista, de Manutenção e Confederativa, no ano de 2020:

 

  1. Contribuição Cooperativista

Prevista no artigo 108 da Lei 5.764/1971, a contribuição cooperativista é fundamental para o cumprimento dos objetivos legais da OCB/PB e a prestação de serviços às cooperativas. A contribuição cooperativista constitui-se de 0,2% do valor do capital integralizado da cooperativa, quaisquer fundos e reservas bem como demais contas escrituradas no patrimônio líquido existente no balanço patrimonial encerrado no exercício social.

Vencimento: 31 de março de 2020

Descontos:

10% - Pagamento efetuado até 31 de Janeiro

8% -  Pagamento efetuado até 29 de Fevereiro

6% - Pagamento efetuado até 31 de Março

                

  1. Contribuição de Manutenção

Esta taxa é prevista no artigo 9 (inciso VI, alínea b) do Estatuto Social da OCB/PB, tem valor aprovado em Assembleia Geral Ordinária realizada no mês de abril de cada ano e é calculada com base na Contribuição Cooperativista – equivale a 1/12 avos do seu valor. É paga mensalmente através de boleto bancário emitido pela OCB/PB e enviado as cooperativas por e-mail ou correios.

Vencimento: último dia de cada mês

 

  1. Contribuição Confederativa

Esta contribuição foi deliberada na Assembleia Geral Extraordinária, realizada pela OCB Nacional em 13 de dezembro de 2018, e o seu valor é destinado à manutenção sindical das cooperativas brasileiras em seus três níveis: Sindicatos de Cooperativas, Federações e Confederações.

Vencimento: 30 de Junho de 2020


Comentários

Comentar

5876
Fale com o Sistema OCB/PB