Lideranças cooperativistas celebram 20 anos do Sescoop na Paraíba



Palestras, homenagens e muita emoção marcaram o Encontro de Lideranças do Cooperativismo Paraibano, que celebrou, ontem, os 20 anos de atuação do Sescoop Paraíba. Mais de 200 pessoas, entre dirigentes de 48 cooperativas e de entidades parceiras do setor, participaram do evento, realizado na Classe A Buffet e Recepções, em João Pessoa.

O evento foi oficialmente aberto pelo presidente do Sistema OCB/SESCOOP-PB, André Pacelli, que agradeceu aos dirigentes, cooperados e colaboradores das cooperativas paraibanas pela parceria e confiança no trabalho do Sescoop/PB, ao longo destes 20 anos.

“Essa celebração dos 20 anos do Sescoop Paraíba ocorre num momento em que há uma sintonia muito forte da nossa entidade com parceiros públicos e privados, e o fortalecimento da relação com as cooperativas. Isso mostra o trabalho que nós construímos ao longo destes anos e que se consolida nesta data”, comentou Pacelli.

Também discursaram na abertura do evento: o superintendente do Sistema OCB/PB, Renato Nobile; o presidente da Central Sicredi N/NE, Wilson Ribeiro de Morais, representando os dirigentes das cooperativas paraibanas; e o vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado da Paraíba (Faepa), Vanildo Pereira, representando as entidades parceiras.

Participaram do evento dirigentes de cooperativas dos ramos agropecuário, de consumo, educacional, crédito, saúde, trabalho, transporte, produção de bens e serviços. 

 

Homenagens

Sempre é tempo de agradecer e reverenciar aqueles que fazem parte da nossa história. Por isto, o Encontro de Lideranças do Cooperativismo teve um momento especial para homenagear cooperativistas que se destacaram ao longo dos 20 anos do Sescoop Paraíba. Foram a homenageados:

- Maria José Cunha França - primeira superintendente do Sescoop/PB

- Cauby José Pita - superintendente do Sescoop/PB de 2001 a 2011

- Tertuliano Brito Neto e Stanley Lira de Sousa - conselheiros presentes no ato de instalação do Sescoop/PB, em 1999

- Unimed João Pessoa - A cooperativa com maior número de colaboradores e, portanto, a que mais contribuiu para a manutenção e crescimento do Sescoop/PB em 20 anos.

- Jorge Peres - Instrutor credenciado, que ministra cursos e treinamentos no Sescoop/PB há mais de 15 anos.

- André Pacelli - membro da diretoria do Sistema OCB/SESCOOP-PB, desde 2008, e presidente desde 2011, homenageado pelas realizações de sua gestão, que ampliou o número de projetos e programas desenvolvidos pelo Sescoop/PB, contribuindo para profissionalização da gestão cooperativista e para o fortalecimento da imagem do setor.

 

Avanços no Cooperativismo

O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, foi um dos palestrantes do Encontro de Lideranças do Cooperativismo. Ele falou sobre o tema "20 anos do Sescoop - Avanços no Cooperativismo Brasileiro".

Nós temos dados estatísticos que mostram a evolução da gestão das cooperativas [em 20 anos de existência do Sescoop]. Isto é um trabalho permanente que nós temos feito. O Sescoop veio como uma ferramenta de alavancagem dos processos educacionais, de gestão, de qualificação, de promoção social e monitoramento das cooperativas, cumprindo com o seu papel de desenvolvimento”, avaliou o superintendente.

 

Oportunidades e desafios

Renomado palestrante e professor da FGV, o especialista Cláudio Tomanini ministrou a segunda palestra da tarde, abordando o tema “Novos mercados, novas competências: desafios e oportunidades para o cooperativismo”.

“O desafio para o segmento de vocês é profissionalização da gestão. Governança é palavra de ordem, bem como reposicionamento das funções – ter as pessoas certas no lugar certo. É preciso pensar em sucessão, busca por alta performance de resultados e planejamento”, orientou o palestrante.

 

Cooperar e inspirar

Para encerrar o Encontro de Lideranças do Cooperativismo, que celebrou os 20 anos do Sescoop Paraíba, nada melhor que um legítimo representante da cultura nordestina. O músico, cantor e compositor Waldonys encantou os participantes com a palestra-show “Cooperar e inspirar: histórias e canções para o cooperativismo do futuro”.

“A música e a cultura são agregadoras de pessoas, assim como o cooperativismo. Vou contar histórias de minha vida que tenho certeza que muita gente vai se identificar porque são histórias que vivenciei ao longo da minha carreira estando perto do povo”, afirmou o artista.

 

 


Comentários

Comentar

1700
Fale com o Sistema OCB/PB
-->