Sescoop/PB realiza encontro estadual e premia estudantes do Cooperjovem



Cenário colorido, bolo de festa, música animada e brinquedos variados já davam o tom de alegria e diversão à 12ª edição do Encontro Estadual do Programa Cooperjovem, realizada ontem em João Pessoa. Mas o evento foi muito mais que uma festa para as crianças e adolescentes participantes do Programa. Foi uma manhã intensa, cheia de emoção e aprendizado sobre educação, cooperação e empoderamento.

O Encontro reuniu 150 pessoas, entre estudantes, professores, gestores da área da Educação e representantes de cooperativas parceiras do Programa. Ao todo, 12 escolas dos municípios de Pedras de Fogo, Santa Rita, Rio Tinto, Conde, Campina Grande e João Pessoa foram representadas no evento.

O presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, abriu o Encontro, ressaltando a importância da educação para o desenvolvimento e melhoria da sociedade. Ele reforçou o compromisso do Sistema com a execução do Programa e agradeceu a dedicação dos que fazem o Cooperjovem na Paraíba.

“Agradeço aos secretários de educação dos municípios, aos professores que de forma voluntária trabalham neste projeto, aos alunos que se dedicam e aos parceiros das cooperativas que veem na educação como um elemento transformador para desenvolver a nossa sociedade”, afirmou.

O evento contou também com a participação de dirigentes e representantes das seguintes cooperativas: Unimed João Pessoa, Uniodonto João Pessoa, Coopanest PB, Sicoob (Coopercret, Paraíba e Central NE) e Sicredi (Evolução e Central N/NE), Cooperativa de Ensino de João Pessoa e Frutiaçu.

Também participaram secretários e representantes das secretarias municipais de Educação dos municípios de Pedras de Fogo, Campina Grande, Conde, Rio Tinto e Santa Rita.O Encontro Estadual e o Prêmio de Redação do Cooperjovem são iniciativas da área de Promoção Social do Sescoop/PB, que coordena a execução do Programa na Paraíba.

 

Prêmio de Redação

 

Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a revelação dos finalistas do Prêmio Estadual de Redação do Programa Cooperjovem. Inspirados pelo tema “Cooperação também se aprende na escola”, os estudantes foram estimulados a produzirem textos sobre a influência das ações e projetos ligados ao Cooperjovem sobre as suas vidas.

No total, 41 redações foram inscritas nas categorias I (alunos do 3º ao 5º ano) e II (alunos do 6º ao 9º ano). Destes textos, dez foram premiados com bicicletas e tablets doados pelas cooperativas parceiras Unimed João Pessoa, Uniodonto João Pessoa, Coopanest PB, Sicoob (Coopercret, Paraíba e Central NE) e Sicredi (Evolução e Central N/NE).

As histórias contadas pelos estudantes emocionaram a comissão julgadora e os participantes do Encontro, que tiveram a oportunidade de ouvir trechos das redações premiadas. Os textos trazem desde relatos de atitudes cooperativas na rotina familiar a histórias de superação de dificuldades como bullying e de empoderamento feminino.

 

Confira os finalistas do Prêmio de Redação:

ALUNO ESCOLA CATEGORIA CIDADE
ELOANY DA SILVA PEREIRA E.M. MARIA DA CONCEIÇÃO I PEDRAS DE FOGO
FRANCISCO DAVID DE SOUZA E.M. JOÃO GOMES RIBEIRO I CONDE
LAÍS NUNES DE LIMA E.M. JACIRA DE SOUZA CÉSAR I PEDRAS DE FOGO
MARIA CLARA DE LIMA ALVES E.M. SEVERINO TELECIO DA SILVA I PEDRAS DE FOGO
WILMA MARIA DA SILVA E.M. MARIA DA CONCEIÇÃO I PEDRAS DE FOGO
MIKAELE SILVA SANTANA E.M. PROF. NOÊMIA ALVES DE SOUZA II CONDE
NOEMY MONTEIRO DE SENA E.M. PROF. LINA RODRIGUES DO NASCIMENTO II CONDE
RENAN JENUINO DA SILVA ECIT PROF. RAUL CORDULA II JOÃO PESSOA
SAMILE SOARES E.M. PROF. NOÊMIA ALVES DE SOUZA II CONDE
THAYNÁ HERMÍNIO E.M. PROF. NOÊMIA ALVES DE SOUZA II CONDE

Comentários

Comentar

1409
Fale com o Sistema OCB/PB