Projeto Cooperativismo SAF/UFV está com inscrições abertas para módulos na Paraíba



Capacitar para fortalecer as cooperativas e associações da agricultura familiar. Este é um dos objetivos do Projeto Cooperativismo SAF/UFV, que está com inscrições abertas e foi apresentado na manhã desta segunda-feira para cooperativas e associações paraibanas. A oficina de apresentação aconteceu no auditório do Sistema Faepa/Senar e contou com a presença presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, e do superintendente do Senar PB, Sérgio Martins.

O Projeto é desenvolvido em parceria pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV). A professora Nathália Thaís Cosmo, da UFV, coordenou a oficina de apresentação.

Segundo ela, a capacitação está dividida em quatro módulos com os seguintes temas: (1) Gestão de empreendimentos coletivos e mercados; (2) Governança participativa, redes de sociabilidade e meio ambiente; (3) Contabilidade e finanças; e (4) Políticas públicas e agricultura familiar: características e mecanismos de acesso.

Os cursos são gratuitos e as inscrições já podem ser feitas no site https://www.coopsafufv.com/. Cada módulo possui 40 vagas e contará com um material didático específico. Os cursos ocorrerão nos nove estados nordestinos, além de Minas Gerais e Espírito Santo, e serão ministrados por professores da UFV. Na Paraíba, as aulas começam em fevereiro de 2020.

A professora explicou que a capacitação vai preparar as associações e cooperativas para atuar na tomada de decisões que podem trazer consigo vários riscos no atual cenário de transformações econômicas, sociais e ambientais. “Como a gente se prepara para estes riscos? A gente se prepara ficando mais forte, por isto o projeto é de fortalecimento da agricultura familiar. Como a gente se fortalece? Com dinheiro e políticas [públicas], mas a gente também se fortalece com conhecimento. A gente entende que construir e divulgar este conhecimento pode ser um mecanismo de fortalecimento destes empreendimentos”, comentou.

O presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, elogiou a iniciativa do MAPA, através da Secretaria da Agricultura Familiar, e colocou a entidade à disposição para a realização de ações em parceria. “Este é um Projeto importante para as cooperativas e o Sistema OCB/SESCOOP-PB pode contribuir como parceiro. Inclusive, o primeiro módulo do curso trata da gestão de empreendimentos coletivos e no Sescoop nós temos um programa voltado para esta questão. Creio que podemos construir um trabalho juntos neste sentido”, comentou Pacelli.

Entre os dirigentes cooperativistas participantes do evento estava Mauro Borba, diretor da Coopervale, que atua na produção de leite e derivados no município de Itabaiana.  “Vai ser um projeto muito benéfico para a gente do Cooperativismo porque vai capacitar ainda mais os gestores, cooperados e funcionários. Eu acredito que a gente tem que levar esta ideia para que todos participem dos módulos. É muito importante para fortalecer agropecuária, a gente tem que ter conhecimento para melhorar o nosso dia a dia”, afirmou o dirigente.


Comentários

Comentar

2729
Fale com o Sistema OCB/PB