Pedal Cooperativo arrecada meia tonelada de alimentos para Rede Feminina de Combate ao Câncer



O Sistema OCB/PB entregou, ontem, meia tonelada de alimentos arrecadados pelo 2º Pedal Cooperativo da Paraíba para a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Após a entrega dos produtos, um lanche especial foi oferecido aos pacientes acolhidos pela casa e a Uniodonto João Pessoa ofereceu orientações sobre escovação, aplicação de flúor e distribuiu kits de higiene bucal, em sua unidade móvel.

A ação, que faz parte da campanha Outubro Rosa e do Dia de Cooperar, foi coordenada pela gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/PB, Ana Margarida Formiga, e pela analista de Cooperativismo e Monitoramento, Josilma Beltrão. “Para nós foi uma grande alegria poder realizar mais uma edição do Pedal Cooperativo e contribuir com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, que presta um serviço muito relevante no apoio aos pacientes do Hospital Napoleão Laureano”, comentou Ana Margarida.

A Rede é formada por 250 voluntários, que atendem aos pacientes dentro do Hospital Napoleão Laureano e também na casa de apoio. Na casa, localizada no bairro de Jaguaribe, são acolhidas 40 pessoas oriundas de várias cidades do interior do estado, que buscam tratamento na capital, mas não têm onde ficar. Entre estes pacientes está Iranete Sobral dos Santos, que mora na cidade de Livramento, no Alto Sertão. Ela começou a fazer tratamento de leucemia em 2015 e, no ano seguinte, passou contar com o apoio da Rede Feminina.

“Esta casa é a nossa segunda família. Eu tenho uma família em casa e aqui eu tenho outra, que Deus me presenteou com total dedicação, amor, apoio e tudo o que a gente precisa”, declarou. Ela elogiou a iniciativa do Sistema OCB/PB. “Esta tarde foi maravilhosa, especial. Que Deus possa colocar mais pessoas no caminho para fazer a mesma coisa que vocês estão fazendo: ajudando ao próximo”, afirmou.

A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Graça Brito, agradeceu ao Sistema OCB/PB e demais parceiros na realização do Pedal Cooperativo. “Nós vivemos realmente de doações porque a gente não tem receita fixa, nem do Estado nem da Prefeitura. A sociedade civil mesmo é quem se mobiliza e vem faz suas doações e isto é muito importante para nós”, afirmou.

Ela conta que os alimentos doados irão ajudar na manutenção de algumas ações da grande lista de serviços prestados pela casa. Diariamente, a Rede Feminina de Combate ao Câncer distribui 600 cafés da manhã.  Os pacientes que ficam na casa durante a semana recebem as refeições diárias, apoio no transporte, marcação de exames e um passeio semanal para conhecer os pontos turísticos da cidade.

“Nós também fazemos também visita domiciliar a pacientes que estão em estágio mais avançado e não estão mais em tratamento hospitalar. Às quintas-feiras, um grupo de voluntários multidisciplinar vai à casa deles e dão assistência, entregam cestas básicas e veem as outras necessidades deles”, contou a presidente da Rede.

Ela explicou, ainda, que a entidade desenvolve vários outros projetos como doação de próteses mamárias de polietileno, sutiãs e perucas. “São várias ações e vários parceiros que nós temos, se não a gente não sobrevive”, ressalta. Graça lembra que a casa também realiza eventos e projetos como um brechó, cujos recursos ajudam no pagamento dos funcionários da entidade.

Os interessados em ajudar à Rede podem contribuir com o brechó, doando roupas, sapatos e acessórios, ou doando produtos como alimentos, lençóis e material de higiene pessoal.

 

Pedal Cooperativo

Os alimentos doados foram arrecadados nas inscrições do Pedal Cooperativo, que mobilizou mais de 200 ciclistas no último sábado. A ação é uma iniciativa do Sistema OCB/PB*, sob a coordenação do grupo Aventureiros do Pedal, e conta com apoio da Federação Paraibana de Ciclismo.

Foram parceiras no evento as cooperativas: Unimed João Pessoa, Uniodonto João Pessoa, Extremo Turismo, Sicredi (Central Norte/Nordeste e Evolução), Codisma, Coopanest-PB, CoopSebrae, Transtáxi, Cooperativa de Ensino de João Pessoa, Credjust, CoopPropaga, Rede AgroPB, Coopcursos, Coopfarma e Coopcon.


Comentários

Comentar

7881
Fale com o Sistema OCB/PB