Sescoop Paraíba celebra 20 anos de atuação



No dia 5 de outubro de 1999, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) iniciou suas atividades na Paraíba. São duas décadas acompanhando de perto o cotidiano das cooperativas paraibanas, desde o seu processo de constituição, buscando oferecer soluções de capacitação, promoção social e a profissionalização da gestão no setor. Para comemorar este marco, está sendo organizado um evento previsto para o mês de dezembro. Por enquanto, vamos rememorar um pouco da história do Sescoop/PB e do seu papel central no cooperativismo paraibano.    

Criado nos termos da Medida Provisória nº 1.715, de 3 de setembro de 1998, que autorizou a criação do Sescoop em âmbito nacional, o Sescoop/PB tem como missão promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas paraibanas.

Inicialmente, o Sescoop/PB assumiu as atividades de capacitação e monitoramento executadas pela então OCE-PB, mas de forma pontual, já que a equipe profissional ainda estava sendo criada. Em 2000, a entidade possuía apenas quatro colaboradores entre os quais estava o atual superintendente do Sistema OCB/SESCOOP-PB, Pedro D'Albuquerque. Ele lembra como era a atuação da entidade em seus primeiros anos.

"Quando eu entrei em 2000, havia ações pontuais na área finalística. Eu fui contratado justamente para atuar na área de Formação Profissional. Nós iniciamos, também de forma pontual na área de Monitoramento, algumas ações de assessoramento e visitas técnicas para tirar dúvidas sobre a gestão das cooperativas. Também na Promoção Social, nós iniciamos os Jogos Cooperativos, que tinham várias modalidades e foram executados por vários anos", relembra.

Ao longo de 20 anos, a equipe cresceu e houve um aumento expressivo no volume de atividades realizadas pelo Sescoop/PB. Hoje, a entidade promove desde capacitações de curta duração até cursos de pós-graduação, além de executar diversos programas nas áreas de Formação Profissional (Aprendiz Cooperativo), Monitoramento (programas de orientação, acompanhamento e desenvolvimento da gestão - POC, PAGC e PDGC), Promoção Social (Dia de Cooperar e Cooperjovem) e Comunicação (Painel Cooperativo). 

"O Sescoop/PB exerce um papel fundamental para o desenvolvimento do cooperativismo paraibano. Ao longo do ano, nossa equipe percorre municípios de todas regiões do estado, aplicando os programas institucionais, realizando visitas técnicas para assessoramento e ações de capacitação, além de proporcionar às cooperativas a possibilidade de conhecer experiências de sucesso dentro e fora do país. Como resultado disso, percebemos avanços na profissionalização das cooperativas e no fortalecimento do setor como um todo", ressalta o presidente do Sistema OCB/SESCOOP-PB, André Pacelli.


Comentários

Comentar

2747
Fale com o Sistema OCB/PB