Representantes do Sistema OCB/PB integram Comitê Estadual do Agronordeste



O superintendente do Sistema OCB/PB, Pedro D’Albuquerque, e o agente administrativo da OCB/PB, Robson Nunes, vão representar a entidade no Comitê Estadual de Coordenação do Programa Agronordeste, do Governo Federal. O comitê paraibano foi o primeiro a ser instalado pelo Programa, em solenidade realizada ontem, na sede do Sebrae. Após o lançamento, os integrantes do comitê se reuniram para traçar seu plano de trabalho.

O Agronordeste tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico e social sustentável do meio rural da região. No biênio 2019/2020, 230 municípios dos nove estados nordestinos, além de Minas Gerais, serão contemplados com ações do programa. Na Paraíba, o AgroNordeste vai atuar em 29 municípios do Cariri Oriental e Ocidental, com população rural estimada em 80 mil pessoas, 43% do total.

O lançamento do Comitê foi realizado pelo diretor geral do Programa, Danilo Forte. Ele apresentou o Agronordeste, explicando o funcionamento e o papel dos comitês estaduais. Além dos comitês, haverá também escritórios locais de operações para atender a projetos voltados para cadeias produtivas relevantes e com maior potencial de desenvolvimento.

 

Ações no Cariri Paraibano

Uma das cadeias produtivas prioritárias na Paraíba é a caprinovinocultura, segundo o superintendente Pedro D’Albuquerque. “No caso da Paraíba, as ações vão começar pelo projeto Cariri-Moxotó, que vai desenvolver ações na área da caprinovinocultura. No futuro, estas ações poderão se expandir para outras atividades”, comentou.

Pedro D’Albuquerque também ressaltou que um dos focos do Programa é o desenvolvimento do cooperativismo nas regiões onde as ações serão realizadas. “Neste contexto, o Sistema OCB/SESCOOP-PB vai atuar na oferta de capacitação, orientação e assessoramento para cooperativas já existentes ou grupos produtivos que queiram criar novas cooperativas”, explicou.

 

Funcionamento do Comitê Estadual

Os comitês estaduais são compostos de representantes da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA), Embrapa, Conab, Incra, Anater, SFB, CNA/Senar, Sebrae, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, OCB e  Aneel. Os comitês terão reuniões trimestrais para tratar de assuntos como andamento de projetos e ações, aprovação de relatórios dos escritórios locais, dentre outras atribuições.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação do Sistema FAEPA/SENAR-PB


Comentários

Comentar

9636
Fale com o Sistema OCB/PB