2º Pedal Cooperativo mobiliza mais de 200 ciclistas e arrecada meia tonelada de alimentos



O céu ainda estava nublado quando os primeiros ciclistas chegaram à concentração do 2º Pedal Cooperativo da Paraíba, por volta das 5h30 do último sábado. Aos poucos, o sol apareceu e o movimento se intensificou no Centro Esportivo V2, em Manaíra. Em pouco mais de uma hora, mais de 200 pessoas passaram pelo local para pegar os kits do Pedal, além de realizar aferição de pressão arterial, teste de glicemia e fazer um lanche leve antes do passeio. Alguns ciclistas começaram a pedalar antes, mas o maior grupo, coordenado pelos Aventureiros do Pedal, saiu por volta das 7h.

Organizado pelo Sistema OCB/PB, o Pedal percorreu várias ruas nos bairros de Manaíra e Bessa, totalizando 15 quilômetros que os ciclistas completaram em cerca de 40 minutos. Além de promover a prática ciclística, a iniciativa também arrecadou cerca de meia tonelada de alimentos, doados pelos ciclistas no ato de inscrição, para a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

O presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, prestigiou o evento como participou pedalando.  “Este tipo de evento tem tudo a ver com o cooperativismo. É uma ação de voluntariado desenvolvida pela Promoção Social, dentro do Dia C, que estimula a prática esportiva e arrecada alimentos para Rede Feminina, que atua numa causa importantíssima”, afirmou o dirigente.

Pacelli também agradeceu a parceria das cooperativas, que mobilizaram seus cooperados e colaboradores na realização do Pedal. Uma das cooperativas parceiras e participantes do evento foi a Unimed João Pessoa, que ofereceu aos atletas os serviços de saúde citados acima, além de uma unidade móvel para acompanhar os ciclistas durante o percurso.

“Essa parceria [entre o Sistema e a Unimed] é muito proveitosa para ambas as instituições. A Unimed conta sempre com o Sescoop em parcerias com os eventos e treinamentos de funcionários. E a Unimed hoje está presente verificando pressão arterial e glicemia, isso é importante para a saúde das pessoas que estão aqui para participar deste evento”, comentou o médico Guido Moreira Gadelha, que é cooperado e atua no setor de Regulação e Auditoria da Unimed João Pessoa.

O Pedal também contou com a presença de diretores, cooperados e colaboradores das cooperativas Uniodonto João Pessoa, Coopecir, Codisma, Extremo Turismo, Credjust, Coopcursos, Cooperativa de Ensino de João Pessoa, Coopcon, além da parceria do Sicredi (Central Norte/Nordeste e Evolução).

 

Por uma boa causa

 

Entre os participantes estava a ciclista Melina Freitas, que soube da ação pelas redes sociais. Ela é agricultora e já seguia o perfil do Sistema OCB/PB no Instagram. “Quando o Sistema divulgou, eu chamei minha amiga para participar. Achei importante porque a gente, ao invés de pagar para participar, está contribuindo para a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Isto é importante porque chama atenção para o Outubro Rosa, que lembra da importância da prevenção ao câncer de mama”, comentou.

 O assessor Tiago Gonçalves, que trabalha na Assembleia Legislativa, também se interessou em participar depois de ver posts sobre o Pedal sendo compartilhados nas redes sociais e reuniu mais cinco amigos para participar do passeio. “Nós fizemos as doações e hoje estamos aqui. Foi muito bom”, disse.

Carla Bezerra, que é gerente da Rede Feminina de Combate ao Câncer na Paraíba, afirma que iniciativas como esta são fundamentais para manter o funcionamento da casa. “Essa parceira com a OCB/PB é de grande valia porque a Rede acolhe 40 pacientes, homens e mulheres, que não têm parentes na cidade, estas pessoas são acolhidas na nossa casa e também distribuímos por dia 700 cafés da manhã [no Hospital Napoleão Laureano]. Além deste acolhimento nós damos assistência ao paciente dentro do hospital no ambulatório, na quimioterapia, radioterapia e também fazemos distribuição de kit de higiene pessoal. Cada ação promovida é muito bem-vinda, é válida, é necessária. Agradecemos a todos os envolvidos e organizadores”, declarou.

O diretor técnico da Federação Paraibana de Ciclismo, Chateuabriand Silva Lima, também elogiou a iniciativo. “É fundamental um evento como este. A Federação fica honrada em ter essa parceria porque é um evento social, beneficente e de extrema importância para quem verdadeiramente precisa”, afirmou.


Comentários

Comentar

9492
Fale com o Sistema OCB/PB