Curso de Multiplicadores do Cooperjovem reúne educadores em Campina Grande



Mais conhecimento, cooperação, transformação e novas experiências... É o que os 45 participantes do Curso de Formação de Multiplicadores do Programa Cooperjovem, que começou hoje (05/06), em Campina Grande, esperam dos próximos dias. O evento reúne, até sexta-feira, representantes de cinco cooperativas e educadores de 13 escolas públicas localizadas nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Conde, Santa Rita, Pedras de Fogo e Rio Tinto.

O superintendente do Sistema OCB/PB, Pedro D’Albuquerque, realizou a abertura do curso, juntamente com a analista de Cooperativismo e Monitoramento, Josilma Beltrão, que coordena o Programa na Paraíba. “Este é um curso que já é realizado desde o início do Programa com o objetivo de capacitar multiplicadores para implantar o Cooperjovem nas escolas. Nesta ação, foram priorizados os professores novos, que ainda não tinha tido a oportunidade de fazer a formação do Cooperjovem. A ideia de fazer em Campina Grande é uma iniciativa de interiorização das nossas ações nesta região em que temos várias escolas que aplicam o Programa”, afirmou Pedro D’Albuquerque.

A instrutora Georgia Freire iniciou a capacitação apresentando o Programa Cooperjovem aos participantes. Por meio de atividades em grupo, dinâmicas vitalizadoras, vivências e jogos cooperativos, ela vai abordar os seguintes temas ao longo do curso: Conceito de Escolas Democráticas; Educação brasileira; critérios de elaboração dos Projetos Educacionais Cooperativos (PECs); conceitos do Cooperativismo; pesquisa de contexto e passos para a elaboração do PEC.

O PEC, que é parte fundamental da nova metodologia do Programa será tema de outro curso a ser realizado ainda este ano, segundo o superintendente Pedro D’Albuquerque. “O Cooperjovem passou por duas fases. Na fase atual, a escola para participar do Programa precisa desenvolver um projeto educacional cooperativo que pode ser uma horta, jogos cooperativos ou outras iniciativas que tenham afinidade com a metodologia do Cooperjovem”, comentou.

Ele destacou, ainda, que outro objetivo da capacitação que está acontecendo em Campina Grande é a sensibilização das cooperativas participantes. “Esperamos que elas possam abraçar as escolas como parceiras no âmbito do Cooperjovem”, comentou. Participam do evento representantes das seguintes cooperativas: Frutiaçu, Unimed João Pessoa, Sicoob (Central NE, Centro Nordeste e Paraíba).


Comentários

Comentar

5200
Fale com o Sistema OCB/PB